quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Completadas que estão...

...38 semanas de gravidez, só me resta esperar!

Já de baixa médica e em casa há cerca de 15 dias, tenho tudo (ou quase tudo) pronto para a chegada do José Francisco. A roupinha lavadinha e arrumadinha no roupeiro, o jacuzi montado para os dias de spa, o berço armado (mas sem a cama feita, de acordo com os mais supersticiosos) para umas grandes sonecas e o trio móvel (carro, ovo e alcofa) devidamente inspecionados e aprovados com o respectivo selo verde, para as passeatas.
Para tranquilizar quem bem me conhece e reconhece o meu desaire por ter de fazer malas, já fiz a dita que nos vai acompanhar nesta estadia hospitalar (que se espera pequenina). Apesar de só estar feita desde ontem, ainda foi a tempo!

E por falar em tempo, antes de vir para casa ainda consegui executar dois trabalhos que me eram muito especiais. Um presente de aniversário para a Fadinha Criativa, Mamã deste blogue, pela celebração do 1º ano de vida do seu cantinho,


e este saquinho para presentear a esposa de um colega artista que, assim como eu, pinta. Ele com tintas e pincéis, eu com agulhas e linhas:


Falando de presentes, o José Francisco recebeu uns doces que faço questão de partilhar convosco. Da sua Vovó, minha querida Mamã,


da Tia Paula, d'Os Meus Postais, e Prima Patrícia,


dos Tios Sara e Nuno e Prima Mariana,


da Sra. Dra. que não faz operações, a querida Dra. Isabel, amiga, conselheira e psicóloga,


da Tia Idália,


da Tia Rosa, feito com muito amor e carinho pela Tia Tânia, d'Os Miminhos da Titi,


e da Tia Luisa,


A todos sem exepção (incluindo Primos Vintém, Primos Rodrigues, Tia Ana Maria, Tia Carla, Tia Diana, Tia Sofia, Tia Xana, Tia Margarida, Tia Bé, Tia Belicas, Tios Pires e Aurora, Tia Mafalda, Tia Lurdes) obrigada pelo carinho e pela vossa amizade, obrigada pelo vosso apoio nos momentos de insegurança! São valores como estes que quero passar ao meu filho...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Inventário

Meses de gravidez decorridos:

1º - Estado de graça desconhecido.
Muitas tonturas = marido preocupado.

2º - Gravidez confirmada.
Azias, enjoos e más disposições menos peso, marido preocupado mas também mais feliz.

3º - Divulgação da notícia.
+ de azias, enjoos e más disposições = marido conformado.

4º - Beleza facial magicamente desenvolvida e reconhecida = plenitude total = marido descontraído.  

5º - Barriga maior = dor de pés e pernas + dor de costelas = marido promovido a massagista.

6º - Gripe + infecção respiratória + refluxo gástrico = 1 semana de quarentena + antibiótico e - peso. Continuam as dores de costas.

7º - 4 Kgs a mais às 32 semanas. Quem poderia imaginar?
Menos dores de costas, muitas dores de estômago.
Vontade avassaladora de devorar doces e chocolates = algumas vezes deixo-me vencer, a maior parte das vezes não...
Barriga cada vez maior + bebé cada vez mais apertado = pés inchados.
Bens essenciais comprados = conta bancária mais reduzida = casa mais atolhada.

Em resumo: nascimento cada vez mais próximo = pais cada vez mais assustados!!! Mas felizes, muito felizes com o Menino Jesus que aí vem.

sábado, 11 de setembro de 2010

A Rainha do cansaço

O José Francisco ainda não nasceu e já nem posso com uma gata pelo rabo!

Depois de um dia de trabalho remunerado (e verdade seja dita, que cansa mais psicológicamente do que fisicamente) é chegar a casa, preparar o jantar, arrumar a louça na máquina, por alguma roupa a lavar para depois estender, receber uma merecida massagem (OBRIGADA AMOR!) nos pés e pernas que agora pesam toneladas, e pouco mais.
Não me canso de elogiar todas aquelas Mulheres que dia após dia regressam dos seus trabalhos, assumem o papel de Mães e donas de casa e ainda conseguem ter vontade para deitar mãos às obras e dedicarem-se aos seus trabalho manuais + blogues! Ainda tenho muito que crescer...
É que ainda nem sequer bordei nada em ponto cruz para o meu menino! (Nem para mais ninguém, para dizer a verdade) Mas como já dizia o outro, "Viver não custa, custa é saber viver", nada como ter uns trunfos na manga...
Este trabalhinho que aqui posto já tem alguns mesitos, mas não deixa de ser novidade. Data de Abril e foi uma oferta para o aniversário da minha Mana, uma pequena homenagem à sua gata Mia.


Aproveito para postar também uma foto de uma prenda da Tia para o seu sobrinho favorito (não fosse o único!!!).


Em nome desta família, OBRIGADA. A ti e a todos quantos nos têm presenteado com prendas tão lindas. 

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tenho ou não tenho...

...cara de José Francisco?!

Após alguns dias de conversações e deliberações, eu e o meu mais que tudo sénior (uma vez que vem um júnior a caminho) finalmente escolhemos o nome do nosso rebentinho. Sem procurar significados, escolhemos aqueles de que mais gostavamos, José como os avôs e Francisco porque sim. Conheco pelo menos uma pessoa que do outro lado do oceano vai aprovar veemente esta decisão,não é Professor?
Quanto a alguns "Tios", estavam tão habituados a chamá-lo de Pedrinho que ainda assim o tratam, ao ponto de quem passa perguntar "Mas não era José Francisco?!"
Get used to... mesmo aqueles que sugeriram Francisco José! Ainda não está registado, mas já não há volta a dar.

Regressados que estamos das tão desejadas férias algarvias (meu Deus, como dormi tanto!!!) foi tempo de voltarmos aos nossos trabalhos e às nossas rotinas habituais.
Confesso que ao fim de duas semanas de descanso, foi-me extremamente doloroso voltar ao trabalho. Após algumas tentativas de suborno falhadas para arranjar substitutos, tive mesmo de me render às evidências e arregaçar as manguitas. E já lá vão duas longas semanas...
Longas porque isto de passar 7 horas sentadas em frente a um computador está a dar comigo em doida, na medida em que umas dores terriveis se alojaram nas minhas costelas.
Apesar de só ter engordado 3 kgs, uma das consequências de estar grávida de 26 semanas é o reajustamento da caixa torácica, ou seja, o José Francisco e o meu útero estão a exercer uma pressão sobre a mesma, forçando-a a subir 5 cm. E estar sentada, só piora essa pressão... se bem que trabalhar de pé não é de todo uma opção e também não me parece que a minha entidade patronal me vá providenciar uma camita.
Mãe sofre... e o melhor é que a Senhora Doutora já me avisou que daqui para a frente as dores fisicas são sempre a somar. Uau! Que medo. E depois de nascer? São todas as outras...
Mas com essas, preocupo-me depois.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Já sinto as "borboletas"...

...dentro da minha barriga há pelo menos três semanas. Só há pouco percebi que aqueles movimentos não se tratavam somente de ar, mas do meu bébé a mexer! (Deve ser bom garfo como a Mãe e o Pai, pois a hora da refeição é um agitação completa.)

Ontem à noite chorei de alegria... pela 1ª vez pude senti-lo com a minha mão. Estava um pouco agitado, procurando uma posição mais confortável para dormir, quando ao confortá-lo com o meu calor senti dois empurrões... pressão tão forte quanto um ser de, quase/nem 500 gramas, consegue fazer. Só quem já passou pelo mesmo sabe o que nos passa pela alma e pelo coração.

Da última vez que fomos visitar a Dra. Isabel, entre outras coisas tinha lanchado um belissímo pastel de nata. Na altura da ecografia de rotina, dê-mos com ele sentadinho a chuchar no dedo. Com apenas 10 centimetros de cumprimento, imaginem, já tinha vícios.
Mal posso esperar pela ecografia das 21 semanas, a morfológica, aquela em que segundo dizem os mais experientes, mostra até a alma do bébé. Conseguem imaginar que, com um aparelho, a pele e a placenta se tornam invisíveis e o seu interior é completamente revelado? Simplesmente fantástico. E pensar eu que, até nascer, fui uma perfeita incógnita para a minha mamã. E por falar nela, ainda o netinho não nasceu e já o estraga com miminhos.

É com muito orgulho e com pouco espírito de sacrifício que constato que às 20 semanas de gravidez só engordei 1 kg (a fazer na fé na conversa da minha balança, que já tem quase 9 anos! sempre quero ver o que diz a da Sra. Dra., que antes mesmo de me "mostrar" o meu filho me "obriga" a passar por ela!!!).
Para quem já tinha excesso de peso para a altura/cumprimento, todo o cuidado é pouco. Continuo a comer quase tudo e apenas procuro evitar sobremesas à refeição, sejam elas doces ou fruta.
Até aqui não foi complicado, na medida em que o 2º e 3º mês foram acompanhados de muitos enjoos e azias. Agora que tudo me sabe bem, quero ver como é.
Espero que as caminhadas que tanto gosto de fazer ao fim do dia de trabalho me ajudem, não só a expulsar o stress profissional, como aquelas gordurinhas que não me fazem falta nenhuma.

A nível físico, tenho-me sentido bem (o que é optimo, tendo em consideração não se poder tomar quase nenhuma medicação nesta fase da vida). Até as chatas das dores de cabeça andam a atormentar outras mentes...
A nível psicológico, também. Não choramingo mais do que aquilo que já choramingava (quer seja com filmes, novelas, reportagens, anúncios ou e-mails). Eu sei que é muita pieguice, mas sou uma pessoa dócil, sensível.

Chega de conversa, o meu filho está com fome. Está na hora de ir dar-lhe (nos) de comer...

Até sempre

terça-feira, 6 de julho de 2010

Noticias da cegonha

Contrariando as previsões dos "vôvôs brasileiros", o seu bisnetinho não foi concebido no Brasil...

Cerca de semana e meia após o regresso de Marília, a semente foi lançada à terra e fixou as suas raízes com unhas e dentes. Decorridas que estão dezoito semanas de gestação, já tenho a sensação de que a minha barriguita vai estoirar. E ainda nem a meio do prazo vou... Cresce a cada dia que passa, embora o meu bébé só pese mais ou menos 180 gramas, a dividir por 13,5 centimetros (desde a cabeça ao rabinho). Ainda assim, já consegue ouvir a minha voz, o meu coração e a minha digestão. Ainda tem as pálpebras fechadas mas já consegue vislumbrar a luz que atravessa a fina pele que o separa do resto do mundo. Verdadeiros milagres da natureza, e estão a acontecer dentro de mim.
Uma colega de trabalho emprestou-me um livro que é uma completa enciclopédia sobre gravidez, uma janela que se abre para o meu intimo. Tem-me permitido entender melhor o que se passa com o meu corpo e sobretudo, dentro dele, com o meu filho.

Ao fazer a ecografia das 12 semanas, o meu mais que tudo (que nos tem acompanhado em todas estas andanças, desde consultas a exames) permitiu-se satisfazer uma pequena curiosidade. Após se ter certificado de que o seu rebentinho se encontrava a crescer dentro da normalidade, perguntou se já era possível saber o seu sexo. Embora a nossa preferência tendesse para uma menina, ficámos muito felizes por saber que se trata de um menino. Esta avaliação ainda não foi assegurada a 100%, mas a minha intuição diz-me que está certa. Lembro-me de conversar com uma amiga, quando ainda nem andava em preparativos para engravidar... de comentar que o meu primeiro filho, caso Deus me concedesse a graça de gerar um ser dentro de mim, seria um rapaz. Rapaz esse que amo cada vez mais, a cada dia que passa. 
Por enquanto não tenho medos... do parto, de o criar, de o educar... tenho apenas um desejo, que o meu filho nasça perfeitinho e com saúde. Com o resto, preocupo-me depois. Sei que posso contar com aqueles que me amam, e com o meu amor de mãe, que nasceu com o brotar da minha sementinha.
Sementinha essa que ainda não tem nome. As "tias" chamam-no de João, de Pedro, de Filipe, e o primo Tó, de Francisquinho. O meu mais que tudo prefere Liedson. E até estar defenido, fazemos a vontade a toda a gente: João Pedro Filipe Francisco Liedson!

A pedido da Tia Cida, deixo aqui duas fotos de algumas das suas primeiras roupinhas... para o imaginarem quentinho e aconchegadinho.



A todas quantas deixaram mensagens de carinho, o nosso (meu e dos meus mais que tudo) MUITO OBRIGADO!  

sexta-feira, 25 de junho de 2010

I'm back again!

E querem saber um segredo? Estou cheia de saudades vossas.

À querida Cida e a todos quantos se perguntavam por onde tem andado a menina Patty, aqui estou eu mais uma vez, regressada de "Preguiça Island", com uma pequenita novidade. E não, não se trata dos meus trabalhos...

Lembram-se do desafio que me foi colocado pela Cida, Objectivos e Desejos? Relativamente ao meu 2º desejo, aquele referente a aumentar qualquer coisita? Pois bem, agora que se trata de uma realidade concreta, vou finalmente revelá-lo. Esse aumento está relacionado com uma parte corporal, ainda que não definitivamente. E antes que essas cabecitas pensadoras comecem a divagar, cá vai: estou em estado de graça, ou seja, grávida! O meu desejo era tão somente aumentar a minha familia... já que os "meus meninos", apesar de continuarem a por ovos, não ajudam nessa tarefa.
Assim, entre enjoos, muito sono e algumas compras para aquele que está para chegar, confesso que não tem sobrado muita vontade para bordar.
Por isso, espero que me perdoem esta ausência prolongada. Agora que a má disposição passou e o sono deu tréguas, prometo não passar tanto tempo sem dar novidades.
E a próxima postagem vai trazer mais um trabalho, pequeno, mas muito especial...  

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Eis-me regressada...

(e antes que comecem a pensar que não faço outra coisa que não estar de férias e viajar)

...do vale da preguiça! Não é que não prefira as primeiras opções, mas o patrão é que não suportaria estar tanto tempo longe de mim.

A caminho de "Preguiça Island" fiz uma pequena paragem em "Trabalha Land, que o Descanso é Curto" e fiz mais um trabalhito para oferecer à minha sobrinha, filha d'osmeuspostais2008.blogspot.com, pelo seu aniversário. Um jogo de palavras: p de pinguim, p de peixe e P de Patrícia.


E pronto, já estiquei os dedos das mãos e sacudi o pó da agulha. Vou voltar aos trabalhos.

Mas como a vida não é só trabalho, aproveito para fazer uma sugestão para os tempos livres. No Domingo passado fui pela primeira vez assistir a uma revista à portuguesa. Como gostei e acredito que os verdadeiros artistas estão em palco todos os dias, sem rede e sem o auxílio da palavra corta para repetir o que está menos bem, recomendo que vão assistir ao Parque Mayer, Teatro Maria Vitória, "Agarra, que é Honesto!".
A boa disposição é uma constante. Sem dúvida, a melhor forma de trazer a público o que a nossa sociedade tem de pior.
Problemas esses que estão bem longe de ser resolvidos, mas que por instantes ficam mais leves.
Por isso felicito todo o elenco, bem como todos aqueles que fazem parte desse espectáculo.

De vez em quando, não se esqueçam de apoiar os artistas portugueses. Sai mais caro que ir ao cinema, mas esta arte sai muito mais favorecida. Pode não ser tão boa como a sétima, mas sem apoio nunca evoluirá.

sábado, 3 de abril de 2010

E o tempo passa a correr

Comecei nestas andanças ainda não era Natal. Pois bem, o Natal já foi, o Ano Novo já era, o Carnaval já esteve mais perto e a Páscoa está mesmo à porta.

Assim, quero desejar a todos uma PÁSCOA FELIZ! Que o coelhinho vos traga muitos ovitos, carregadinhos de saúde, paz e bonança. Pronto, e algumas amêndoas à mistura... porque uma pitadinha de açúcar sempre dá mais alegria à vida.


Curiosidades sobre a Páscoa:

- Entre os primeiros cristãos, nesta data comemorava-se a ressureição de Jesus Cristo (quando, após a sua morte, a sua alma se voltou a unir ao seu corpo);

- Os judeus comemoram a libertação e a fuga de seu povo escravizado no Egito;

- Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus à milhares de anos atrás, principalmente na região do Mediterrâneo. Algumas sociedades (incluindo a grega) festejavam a passagem do Inverno para a Primavera, uma vez que esta última era mais propícia para a produção de alimentos;  

- A lebre, e não um coelho, era o seu simbolo. Ambos estão associados à fertilidade.


quarta-feira, 24 de março de 2010

Já cheira a Primavera

E para espalhar essa fragância maravilhosa deixo aqui fotos dos meus últimos saquinhos de cheiro, que à semelhança dos quadros da postagem de 18/03/2010, também viajaram até ao Brasil.





E a propósito de Primavera, convém não esquecer que o horário de Verão chega já no próximo fim-de-semana. Mal posso esperar para ver os dias crescerem.
E até chegar o dito, já só faltam três mesitos. Que bem que vai saber a praia, os gelados, os passeios ao fim da tarde, os piqueniques, as roupas mais curtas, os amendoins de fora! (para que conste, amendoins é o que o meu mais que tudo chama aos meus dedinhos dos pés)
Como diz a canção, "Eu gosto é do Verão"!

Na Primavera o amor anda no ar
Na Primavera os bichos andam no ar
Na Primavera o pólen anda no ar
E eu não consigo parar de espirrar

No Verão os dias ficam maiores
No Verão as roupas ficam menores
No Verão o calor bate recordes
E os corpos libertam seus suores

Eu gosto é do Verão
De passearmos de prancha na mão
Saltarmos e rirmos na praia
De nadar e apanhar um escaldão
E ao fim do dia, bem abraçados
A ver o pôr-do-Sol
Patrocinado por uma bebida qualquer

No Outono a escola ameaça abrir
No Outono passo a noite a tossir
No Outono há folhas sempre a cair
E a chuva faz os prédios ruir

No Inverno o Natal é baril
No Inverno ando engripado e febril
No Inverno é Verão no Brasil
E na Suécia suicidam-se aos mil

Eu gosto e do Verão
De passearmos de prancha na mão
Saltarmos e rirmos na praia
De nadar e apanhar um escaldão
E ao fim do dia, bem abraçados
A ver o pôr-do-sol
Patrocinado por uma bebida qualquer
Patrocinado por uma bebida qualquer

Qualquer
Autor: Banda "A Fúria do Açúcar"

Bem, adiante que ainda falta algum tempo...

domingo, 21 de março de 2010

Parabéns a mim!

E ao meu mais que tudo! Pois fazemos doze anos de namoro (incluindo três de união de facto e cinco de casamento).

Tal como há doze anos, foi o dia da chegada da Primavera. Tal como há doze anos, fomos ao cinema ver uma história de amor, "Titanic" no passado e "Avatar" no presente.
Apenas uma coisa mudou entretanto, o sentimento que nos une... é mais forte, maduro e muito maior.
Que Deus conserve este sentimento por muitos e longos anos, até ao fim das nossas vidas.

AMO-TE
Hurgada - Egipto

sexta-feira, 19 de março de 2010

Feliz Dia do Pai...


... Mãe!!! Porque para mim és mais do que Mãe, és Pai e Mãe.

Jokinhas fofas para ti. E para todas as Mães que são Pais e Mães e para todos os Pais que são Mães e Pais.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Alguns anos mais tarde...

...conclui dois trabalhos!

Estes dois quadros fazem parte de um conjunto de cinco, dos quais apenas escolhi fazer quatro. Foram iniciados em 2003 e grande parte deles desenvolvidos em 2004, ano em que me casei e as férias foram mais que muitas. Só agora foram emoldurados na medida em que só agora os resolvi oferecer.
Para pessoas especiais, prendas especiais! E estes foram até ao Brasil, para os membros mais recentes da minha familia.
Eles gostaram, espero que vocês também.


quarta-feira, 17 de março de 2010

De luto

Acabo de ler no blogue de uma amiga que a sua Avó partiu...

As palavras da minha postagem anterior são também para ela... e para todos aqueles que passam por este momento de dor, que dura uma vida inteira e é apenas abrandado por uma saudade que cresce, a cada dia que passa.

Desafios

A vida é feita deles. Há que agarrá-los ou fugir deles...

A Cida lançou-me um que achei particularmente bonito, na medida em que uma qualidade nos é reconhecida e nos é dada a oportunidade de reconhecer qualidades noutras pessoas. E por mais que conheçamos as nossas qualidades, tem outro sabor quando são os outros a reconhecerem-nas. Por isso Cida, obrigada por mais uma vez elevar o meu ego.
Posto isto, desafio aceite.

Regras: a enumerar

1. uma coisa que gosto em mim:
estar sempre bem disposta

2. uma coisa que gosto do blogue quintaldacidaartesanato.blogspot.com:
a disponibilidade da Cida em partilhar os seus conhecimentos

3. os 5 Blogues que desafio:

4. uma coisa que gosto nos blogues que desafio:
todas são Mulheres, Mães e ainda assim conseguem arranjar tempo para fazer ponto cruz

5. Tornar visível no blogue o selo e o respectivo desafio:

 Selo dos desafios

E a propósito de Mulheres, no passado dia 8 de Março comemorou-se o seu dia Internacional. Embora tardiamente deixo aqui a minha homenagem, não só às que são Mães, mas a todas as que são fantásticas.

"Somos especiais por...
sermos fortes,
frágeis,
chorarmos,
rirmos,
brincarmos,
zangarmo-nos,
amarmos,
detestarmos,
mas acima de tudo por termos um coração onde cabe o mundo inteiro!"
Autor: desconhecido
...

Por estes dias, uma amiga minha perdeu o pai... são para ela estas palavras:
na tua vida uma pessoa especial desapareceu, mas no céu uma nova estrela brilha e no paraiso mais um anjo habita.
Assim, conta com essa estrela para iluminar o teu caminho e com esse anjo para te acompanhar nesse caminho.
Sei que nada do que eu possa dizer vai diminuir a tua dor, mas quero que saibas que estou contigo neste momento. 

O meu pai morreu era eu criança. A princípio foi difícil de aceitar, mas agora é desta forma que gosto de o recordar.
(É por ele que uma parte de mim ainda é Benfiquista)

E a vida continua...

quinta-feira, 4 de março de 2010

I'm back!!!

Already... As férias foram boas, mas acabaram-se!

Eu e meu mais que tudo fomos ao Brasil - Marilia, Estado de São Paulo, matar saudades dos meus "vovôs" brasileiros e voltámos mais bronzeadinhos, o que é maravilhoso, e mais gordinhos, o que era desnecessário!
Quilos à parte, adorámos a viagem pois reencontrámos os nossos queridos amigos e ainda ganhámos uma nova familia (de afinidade). "Vovôs" estão bem de saúde, apesar das saudades que já estão sentindo de nós, e nós deles, claro.
Os reencontros são maravilhosos, terminam com umas saudades e logo começam com outras...
A todos quantos nos receberam em suas casas e em suas vidas muito obrigada pelo carinho, pela amizade. Obrigada por nos terem mostrado os costumes do povo brasileiro. Obrigada por tudo quanto nos proporcionaram. Longos e agradáveis dias, repletos de boa disposição, petiscadas, passeios de lancha, banhos de piscina e "chops", muitos "chops", num cenário maravilhoso que é a vossa Ilha.
Esperamos por todos vocês, pela oportunidade de retribuir tamanha generosidade. Aceitem o nosso convite, de virem conhecer ou relembrar Portugal, na nossa companhia.
Estas fotos que aqui deixo são uma linda recordação de todos vocês...






(Nota: as fotos foram tiradas em Fevereiro e não em Janeiro como indicam)

O próximo embrulho somos nós que enviamos, combinado?!

E falando agora do Carnaval... confesso que foi um bocadinho estranho... como ter ido a Roma e não ter visto o Papa!
Por incrível que pareça, o contacto mais próximo que estabeleci com a folia carnavalesca foi através da televisão, assistindo a escassos minutos das transmissões continuas e infindáveis dos desfiles das escolas de samba.  
A verdade é que nem todos os brasileiros respiram ou transpiram Carnaval e a maioria aproveita o fim de semana do Entrudo para se retirar e ir até à praia ou simplesmente descansar.
Nem baile, nem máscaras! Nada.
Em branco passou também o dia de São Valentim, uma vez que no Brasil este acontecimento não se comemora a 14 de Fevereiro. Em 12 anos, foi a primeira vez. Nem jantar romântico, nem prendas! Mas não faltou o mais importante... o amor, claro.

E pronto, chega de novidades por hoje. Mais, só nos próximos capitulos. Por isso, não se esqueçam de passar por aqui pois já estou de volta.

P.s.: os meus meninos puseram mais um ovo! E de novo, comeram-no :(

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


Cumpre-me informar todos os internautas que por aqui passam que este cantinho vai estar encerrado para férias. E como férias são férias, vou fazer o que mais gosto de fazer acima de tudo... nada! (até parece).
  
Mas, como às vezes também apetece, vou fazer o gosto à vontade e aproveitar para descansar, muito.
Vou dar folga à agulha e mandar o teclado passear,  por as baterias a carregar e gastar as pilhas que ainda me restam.
Quanto ao Carnaval, para os foliões que seja bom e para aqueles que como eu não gostam particularmente desta quadra, que seja um feriado fantástico.
Ainda assim, cheira-me que este ano vou viver o Carnaval como se fosse o meu primeiro... e não, não prevejo mascarar-me nem andar na rua a pregar partidas com balões de água e bombinhas de mau cheiro, como nos meus tempos de adolescente inconsciente (mas, que era engraçado, era!!!).
E mais não digo. Sei que tenho sido muito vaga nestas últimas postagens, mas a seu tempo as revelações serão feitas. Em Março, mais vos conto.

Volto já, por isso voltem vocês também!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Desejo...

...que os meus sonhos transformados em projectos se concretizem em bonitas realidades, para que me sinta ainda mais completa, mais feliz.

Isto a proprósito do desafio lançado pela querida Cida, Objectivos e Desejos.
Considero-me uma pessoa muito abençoada, iluminada o suficiente para agradecer e usufruir tudo aquilo que a vida me vai proporcionando, mas sem grande esforço vieram-me à cabeça um objectivo e dois desejos que seriam como a cereja em cima do bolo, ou seja, para me sentir ainda mais realizada. Sei que vou quebrar todas as regras deste jogo, pois tinha que enumerar três objectivos e três desejos, mas não existe mais nada de momento que me possa fazer mais feliz do que estas três coisitas:

1. Tenho como objectivo: fazer para ofecer muitos trabalhos em ponto cruz.
2. Tenho como desejo aumentar...
3. e comprar...

Prometo que partilho os desejos quando forem mais que desejos... quando já forem realidades. Até lá, deixo a vossa imaginação a trabalhar :)
Assim como a Cida, vou colocar o selo à disposição de quem o quiser colar, de quem como nós está disposto a sonhar.

E a propósito de sonhos....

Pedra Filosofal

"Eles não sabem que o sonho
É uma constante da vida
Tão concreta e definida
Como outra coisa qualquer

Como esta pedra cinzenta
Em que me sento e descanso
Como este ribeiro manso
Em serenos sobressaltos

Como estes pinheiros altos
Que em verde e oiro se agitam
Como estas aves que gritam
Em bebedeiras de azul

Eles não sabem que sonho
É vinho, é espuma, é fermento
Bichinho alacre e sedento
De focinho pontiagudo
Em perpétuo movimento

Eles não sabem que o sonho
É tela, é cor, é pincel
Base, fuste ou capitel
Arco em ogiva, vitral,
Pináculo de catedral,
Contraponto, sinfonia,
Máscara grega, magia,
Que é retorta de alquimista

Mapa do mundo distante
Rosa dos ventos, infante
Caravela quinhentista
Que é cabo da boa-esperança

Ouro, canela, marfim
Florete de espadachim
Bastidor, passo de dança
Columbina e arlequim

Passarola voadora
Pára-raios, locomotiva
Barco de proa festiva
Alto-forno, geradora

Cisão do átomo, radar
Ultra-som, televisão
Desembarque em foguetão
Na superfície lunar

Eles não sabem nem sonham
Que o sonho comanda a vida
E que sempre que o homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos duma criança"

Autor: António Gedeão

Por isso, sonhem muito!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"Era uma casa, muito engraçada...

...Que tinha tecto e uma lareira!"

Tenho andado um pouca desaparecida destas paragens, mas tenho um motivo muito forte para isso. Por estes dias tenho feito um esforço extra para chegar mais cedo ao trabalhito (ainda que isso implique sair mais cedo da cama, e sabe Deus o quanto me custa!!!) e consequentemente chegar mais cedo a casa. Uma vez no palácio, não há tempo a perder. Por máquinas a lavar, loiças a arrumar, pão a fazer, jantar a cozinhar, banhinho a tomar,  "os meus meninos" mimar, namorar... Tudo para puder conservar algumas horas para me postar em frente à lareira e pôr os meus dedos a ginasticar...
 Em solteira costumava sonhar com uma casa com lareira, com varandas e sobretudo que fosse do 1º andar para cima, uma vez que sempre vivi numa cave. Felizmente consegui reunir essas condições: uma lareira toda catita e duas varandas granditas, nada mais nada menos que num altissimo 6º andar!
Confesso que nos primeiros tempos não apreciei muito as vistas, mas uma vez vencidas as vertigens, o céu é o limite. Já a lareira, uso-a desde os primeiros dias, uma vez que me mudei em pleno Inverno.
É certo que não tem feito muito frio, mas confesso que nada é mais mágico do que acabar o dia sentada no sofá a fazer ponto cruz, ouvindo televisão em bom português (para não distrair a vista, pois!!!) e claro, a receber o calorzinho da lenha a arder.
Dentro de um mês vou ter trabalhos novos para postar. Alguns estão a ser emoldurados e outros a serem iniciados, mas prometo que findo esse tempo os partilho convosco.
Aos poucos, e com a ajuda do incentivo lançado pela Fadinha Criativa, Mãe do meu blogue, vou concluindo os projectos que há tantos anos tinha iniciado e outros tantos vou começando.

Ainda assim, não tenho descurado as minhas visitas aos "cantinhos" do pessoal habitual. Muito tenho sorrido com as histórias do umbigo e da Rita batata frita. São pessoas muito importantes estas que, ao partilharem as suas experiências com os outros, vão "ensinando e educando". Para todas elas, o meu Obrigada! Porque isto de ser Mãe tem muito que se lhe diga, e toda a ajuda é pouca.

P.s.: Mãezinha, gosto muito de ti!!! Mas tu já sabes disso... digo-to todos os dias!